sexta-feira, 21 de junho de 2013

Resenha do Livro: Água para Elefantes


Olá galera como vocês estão?
Faz um tempinho que eu quero fazer um post como esse de hoje, uma resenha sobre algum livro, o problema é que os livros que eu estava lendo vocês já conheciam, histórias como as do Harry P e genéricos. Mas mesmo assim eu amo livros que depois viram filme, porque tem muito oque comparar, as diferenças e igualdade entre o longa e o livro. Também queria fazer sobre algum livro diferente, até que segunda-feira, depois de um século adiando ir a livraria para comprar, achei um tempinho e fui lá correndo, não demorei muito e já fui direto ao que eu queria, acebei levando pra casa Água para Elefantes e As aventuras de PII.



   O primeiro que eu estou lendo é Água para Elefantes, comecei no mesmo dia que comprei e já estou no último capitulo que eu deixei para terminar hoje _o/. Então vamos falar sobre ele.

  Como todos sabem sempre tem grandes diferenças entre o livro e o filme, então vou fazer grandes considerações sobre eles, que vocês devem fazer na hora de compra-los.  Diferenças físicas é normal já que é difícil encontrar um ator ou atriz que corresponda as caracteristicas que o personagem necessita, vemos que o ruivo Jacob Jankowski no livro passa a ter cabelos castanhos no filme interpretado pelo ex-vampiro Robert Patson, a mesma coisa com a nossa outra protágonista da história, Marlena que no livro tem cabelo castanho claro e ganha madeixas loiras nas telonas interpretada pela talentosíssima Reese Witherspoon (a nossa eterna legalmente loira).
   No livro a história e muito mais sensível aos acontecimentos na vida do personagem, nos mergulhando no que ele realmente está sentindo, pra isso tem momentos aonde são usadas até palavra "sujas" por assim dizer, mais isso tudo é feito sem enrolação ou aquela massoca de palavras, o autor consegue impecavelmente passar com detalhes de como a cena esta acontecendo sem ficar enchendo linguiça.
 Como eu já tinha assistido filme, já sabia o que aconteceria aos dois pombinhos no final, mais no livro a história se divide entre a juventude de Jacob e sua velhice aos 90 ou 93  que nem ele mesmo sabe ao certo que idade tem, dando detalhes de seu cotidiano  monótono num asilo para idosos, onde se agarra a poucos instantes de felicidade e fragmentos de sua memória,  fazendo amizade com Rosemary uma das enfermeiras do lugar. É nesse momento que percebemos que o Jacob do passado é uma sombra do velho no livro, que nos momentos onde somos apresentados a ele só ouvimos suas lamurias sobre como é ruim ser velho e suas queixas contra as pessoas e enfermeiras do lugar.
  É como se o autor nos colocasse em uma montanha russa de emoções, uma hora o vigor da juventude, outra hora a lentidão da idade avançada. Confesso que fiquei mais atrelado aos momentos da vélhice já que no filme não montra nenhum desses momentos, ri muito com o jeito que o velhote falava.
   
Não vou contar muitos detalhes né mais garanto que vocês vão aprender muitas coisas para vida com esse livro.

Acredito que a maior lição que o autor tenta nos ensinar nessa história é aproveitar a vida enquanto podemos, com pessoas que amamos e queremos perto, conservar nosso corpo e alma, porque tudo acaba.

 Espero que vocês tenham gostado e eu volto semana que vem com mais uma resenha dessa vez com as aventuras de PII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário